O Botafogo iniciou a temporada 2025 com uma derrota inesperada no Campeonato Carioca. Atuando com uma equipe alternativa, composta majoritariamente por jogadores do sub-23, o time alvinegro foi superado por 2 a 1 pelo Maricá, em jogo realizado no Estádio Nilton Santos. A partida marcou a estreia do Maricá na elite do futebol carioca, e o clube conseguiu se impor logo no início, com Denílson abrindo o placar aos três minutos. O Botafogo teve dificuldades em concluir suas jogadas ofensivas e, para agravar a situação, perdeu um jogador importante, o zagueiro Mizael, que foi expulso aos nove minutos.
No segundo tempo, o Maricá ampliou sua vantagem aos 17 minutos com um gol de Hugo Borges, que cobrou uma falta precisa e ainda contou com o auxílio da trave. Apesar da desvantagem numérica, o Botafogo se manteve em busca do gol, mas encontrou dificuldades para superar a defesa adversária. A melhor chance da equipe foi aos 36 minutos, quando o goleiro Dida fez uma grande defesa em finalização de Rafael Lobato. A única resposta alvinegra foi aos 45 minutos, quando Patrick de Paula converteu um pênalti sofrido por Yarlen, mas o empate não veio.
Com o revés, o Botafogo, que foi campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, ocupa a última posição na tabela do Campeonato Carioca. O time, comandado interinamente por Carlos Leiria, treinador do sub-20, segue com uma equipe mista nas primeiras rodadas da competição, enquanto os jogadores que participaram da Copa Intercontinental começam sua pré-temporada apenas no dia 14 de janeiro. O próximo compromisso do Botafogo será contra a Portuguesa-RJ, no dia 14, também no Nilton Santos.