No último sábado (25), um exemplar raro da borboleta-da-restinga foi avistado na Prainha, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A espécie, que também é conhecida como borboleta-da-praia, é considerada ameaçada de extinção e foi a primeira a integrar a lista de espécies em risco no estado. As imagens do avistamento foram registradas por Kleyton Cintra, cinegrafista do RJ2.
De acordo com Rodrigo Coelho, gestor do Parque Ambiental da Prainha, a borboleta-da-restinga tem uma relação estreita com o ecossistema de restinga, pois sua lagarta se alimenta exclusivamente da planta Jarrinha, encontrada apenas nesse tipo de ambiente. As áreas de restinga, por sua vez, são ecossistemas frágeis e muito impactados pela ação humana, o que agrava o risco de extinção dessa espécie.
Além disso, Coelho explica que outras borboletas do mesmo gênero utilizam uma estratégia de mimetismo para se proteger das aves predadoras, imitando a borboleta-da-praia. Isso ocorre porque a borboleta-da-restinga possui um sabor desagradável para as aves, o que reduz a chance de ser atacada. O avistamento, embora raro, chamou a atenção para a importância da conservação deste inseto e seu habitat.