Liam Mooney, fundador de uma empresa de design em Ottawa, criou bonés com a inscrição “Canada is Not for Sale” (O Canadá não está à venda) como resposta às ameaças de tarifas impostas por Donald Trump e à sugestão de que o Canadá se tornasse o 51º estado dos Estados Unidos. Os bonés chamaram atenção quando o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, usou um deles em uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em Ottawa. A ação visava demonstrar um posicionamento contra a retórica do presidente dos EUA, com um apelo ao nacionalismo e à união do país.
Desde o uso de Ford, dezenas de milhares de bonés foram vendidos online, segundo Mooney. O criador da ideia afirmou que o produto busca cortar o discurso político polarizado e unir a sociedade civil, independentemente da ideologia partidária. A popularidade dos bonés foi impulsionada também por um momento de instabilidade política no Canadá, com o governo de Trudeau prestes a se encerrar e a oposição conservadora em ascensão.
O presidente Trump, em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, afirmou que exigia respeito do Canadá e já se referiu a Trudeau como governador, aumentando as tensões. Mooney reforçou que a soberania do Canadá estava sendo ameaçada pela postura de Trump, e que o país possui aliados prontos para defendê-lo. A criação dos bonés simboliza uma resistência contra a pressão externa e um compromisso com a dignidade e a independência do Canadá.