A partir de segunda-feira, 13 de janeiro, o Bonde de Santa Teresa retomará suas operações entre o Largo da Carioca e o Largo das Neves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O sistema, que estava desativado desde 2011 após um acidente fatal, agora conta com a revitalização de 1,7 km de trilhos e rede aérea. A reabertura faz parte de um esforço do Governo do Rio de Janeiro para melhorar a mobilidade e preservar o patrimônio histórico da cidade.
O investimento de R$ 70 milhões na modernização do bonde incluiu a recuperação de trilhos e veículos, além de aumentar a frota de bondes e reforçar a equipe operacional. Com a reforma de três bondes fora de operação, a frota foi ampliada para oito veículos, o que permitirá o transporte de 96 passageiros a mais. Desde abril de 2024, também houve a contratação de 34 novos profissionais para melhorar o serviço e atender à demanda da população e dos turistas.
O projeto de revitalização visa não apenas restaurar o Bonde de Santa Teresa, mas também integrar o sistema com o trem do Corcovado, beneficiando mais de 40 mil pessoas. Com a reabertura de mais um trecho do ramal Paula Mattos, o governo promete avançar ainda mais com a conclusão total da revitalização, prevista para o primeiro semestre de 2025, incluindo o retorno ao trajeto original até o Silvestre.