Um contingente de 72 bombeiros mexicanos chegou à Califórnia para ajudar no combate aos incêndios florestais que afetam a região sul do estado. O grupo, composto por especialistas militares, médicos, engenheiros e equipes de busca e resgate, foi enviado após um briefing com autoridades americanas. A equipe mexicana se junta a bombeiros de outros sete estados dos EUA e do Canadá, com a missão de controlar as chamas que já causaram a morte de ao menos 24 pessoas e destruíram vastas áreas, equivalentes ao tamanho de Washington, DC.
A atuação dos bombeiros mexicanos focará na linha de fogo, onde eles ajudarão na construção de linhas de contenção e reforço, trabalhando diretamente no combate ao fogo quando necessário. Segundo as autoridades, a duração da missão pode variar de uma a três semanas, dependendo da evolução da situação. O envolvimento do México reflete um esforço de cooperação internacional no enfrentamento dos desastres naturais que afetam a Califórnia, um estado com frequentes incêndios devastadores.
A coordenadora Nacional de Proteção Civil do México destacou a importância dessa colaboração, citando o apoio do governo mexicano e a solidariedade entre os dois países. A missão dos bombeiros mexicanos também é vista como uma forma de estreitar os laços de irmandade entre as duas nações, que enfrentam desafios ambientais semelhantes. A equipe se prepara para oferecer o melhor auxílio possível à população afetada, reforçando o compromisso de ajudar a mitigar os danos causados pelo desastre.