A Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Investigação de Incêndio e Explosão (CPIE), promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), teve início no dia 27 de janeiro no Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina. O curso, com carga horária de 360 horas/aula, reúne 21 participantes, incluindo cadetes de Santa Catarina, oficiais do Rio Grande do Sul e Paraná, e um integrante da Polícia Científica de Santa Catarina. A diversidade do grupo visa promover a troca de experiências entre diferentes corporações e áreas de atuação.
O principal objetivo do curso é formar profissionais qualificados na área de perícia em incêndios, preparando-os para conduzir investigações rigorosas e elaborar laudos periciais em conformidade com os padrões técnicos e legais. A abertura do curso contou com uma palestra do coronel Vanderlei Vanderlino Vidal, que abordou a evolução da investigação de incêndios no CBMSC e destacou a importância da ciência e da tecnologia nas investigações para a busca pela verdade e prevenção de riscos.
Durante o curso, os participantes irão se aprofundar em temas como metodologia da investigação de incêndios, química e física aplicadas à perícia, e elaboração de laudos periciais, além de realizar um estágio operacional supervisionado. Ao final, os alunos deverão apresentar um artigo científico, que consolidará o aprendizado teórico e prático obtido ao longo do programa, com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido na área de investigação de incêndios e explosões.