As bolsas europeias operam em alta na manhã de hoje, com destaque para os índices Stoxx 600 e FTSE 100, que atingiram novos recordes. A expectativa de mais cortes de juros na zona do euro, aliados ao bom desempenho de setores como tecnologia e farmacêutico, têm favorecido o apetite por risco dos investidores. O índice Stoxx 600 subia 0,57%, superando pela primeira vez os 542 pontos, enquanto o FTSE 100 chegou a 8.692,84 pontos, um novo pico intradiário.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou recentemente mais uma redução de juros, com a expectativa de novos cortes, o que tem sustentado a confiança no mercado, apesar de algumas incertezas, como as ameaças tarifárias do presidente dos EUA. O subíndice de tecnologia na Europa avançava quase 2%, enquanto a ação da farmacêutica suíça Novartis subia 3,5%, após divulgar lucro superior ao esperado. A continuidade do apetite por risco é um reflexo desse cenário, que vem sendo sustentado pelas perspectivas de estímulos adicionais na economia.
No cenário macroeconômico, os investidores também estarão atentos aos dados de inflação da Alemanha e dos Estados Unidos, que devem ser divulgados nas próximas horas. A inflação alemã, por exemplo, segue como um indicador importante, após dados de vendas no varejo decepcionarem com uma queda inesperada no mês de dezembro. As bolsas de Londres, Paris, Frankfurt, Milão, Madri e Lisboa registravam altas moderadas, refletindo a confiança geral no mercado.