As bolsas de Nova York registraram ganhos significativos nesta sexta-feira, 17, com os índices acompanhando uma semana de valorização após a queda nas taxas longas dos títulos soberanos, o que impulsionou ativos mais arriscados. O Dow Jones e o S&P 500 marcaram suas maiores altas semanais desde novembro, após a confirmação da eleição de Donald Trump, enquanto o índice Nasdaq avançou 1,51%. O mercado foi também impactado por dados econômicos americanos positivos, como o crescimento superior ao esperado. A Bolsa de Nova York e a Nasdaq não operarão na segunda-feira, 20, devido ao feriado de Martin Luther King Jr.
O setor de tecnologia teve destaques, com as ações da Intel subindo 9,20%, após rumores de uma possível compra por outra empresa. A Apple também apresentou recuperação, com uma alta de 0,75%, após queda na véspera, enquanto analistas se mostraram otimistas com os resultados trimestrais da empresa. Já as ações da Meta e Alphabet subiram, beneficiadas pela notícia de que a Suprema Corte dos EUA confirmou uma lei que pode banir o TikTok, algo que pode afetar a concorrência no setor de redes sociais.
Entretanto, nem todas as ações foram positivas. A Vistra, empresa de energia, viu suas ações caírem 1,83% após um incêndio em uma de suas instalações na Califórnia. Já a farmacêutica Novo Nordisk registrou uma queda de 5,25% nas suas ações, após a inclusão de seus medicamentos Ozempic e Wegovy na segunda rodada de negociações de preços do Medicare nos Estados Unidos. Esses eventos trouxeram volatilidade ao mercado, que aguarda as próximas decisões políticas e econômicas com atenção.