As bolsas europeias encerraram a terça-feira (28) sem um movimento uniforme, com alguma recuperação após perdas significativas no setor de tecnologia, impulsionadas pelos resultados da empresa chinesa DeepSeek. Os investidores agora aguardam as decisões importantes dos bancos centrais, como o Federal Reserve dos Estados Unidos, que se reúne nesta quarta-feira (29), e o Banco Central Europeu, que deverá anunciar um corte nas taxas de juros na quinta-feira (30). Além disso, o foco segue na temporada de balanços das empresas.
O índice Stoxx 600, que abrange as principais ações europeias, registrou alta de 0,42%, fechando a 531,93 pontos. Enquanto os mercados em Frankfurt e Paris enfrentaram pressões iniciais, o índice britânico FTSE 100 não foi impactado da mesma forma pela queda do setor tecnológico, dado que as grandes empresas britânicas têm uma exposição limitada à tecnologia. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,74%, impulsionado principalmente pelos bons resultados da Siemens Energy, que superou as expectativas de receita.
Em outros mercados, a bolsa de Milão apresentou uma leve queda de 0,12%, afetada pela rejeição de uma proposta de aquisição pelo Mediobanca. Por outro lado, as ações da Lufthansa avançaram em Frankfurt, após a empresa alemã iniciar negociações para adquirir uma participação na Air Europa, enquanto o mercado de Lisboa teve um leve crescimento. As atenções continuam voltadas para o impacto da DeepSeek no setor de IA e para os balanços das grandes empresas europeias, especialmente as do setor de luxo e tecnologia.