As bolsas europeias registraram alta na manhã desta terça-feira (14), impulsionadas pela melhora no sentimento de risco e alívio nos rendimentos dos títulos soberanos locais e dos EUA. O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,51%, refletindo uma recuperação após duas sessões de queda e aumento nos juros dos títulos soberanos. A expectativa pela implementação gradual de tarifas pelo governo dos EUA, conforme reportagem da Bloomberg, também contribuiu para a melhora no mercado.
A agenda econômica da Europa se mostrou mais tranquila, com os investidores voltando sua atenção para dados econômicos dos EUA, como o índice de preços ao produtor (PPI), e declarações de dirigentes do Federal Reserve. Na França, a atenção se voltava para o discurso do primeiro-ministro François Bayrou, que deve apresentar os planos para o orçamento fiscal de 2025, incluindo possíveis reformas nas aposentadorias. A produção industrial na zona do euro também será um dado importante nesta semana.
O setor de luxo foi outro fator de destaque nos mercados europeus, com empresas como Brunello Cucinelli, LVMH e Hermès registrando altas após resultados melhores que o esperado. Em Londres, no entanto, o mercado apresentou um desempenho mais modesto, com o FTSE 100 subindo apenas 0,16%, impactado pela queda nas ações de empresas do setor de commodities. As bolsas de Milão, Paris, Madri e Frankfurt apresentaram avanços, com o DAX em Frankfurt subindo 0,75%.