As bolsas asiáticas apresentaram um desempenho majoritariamente positivo nesta sexta-feira, 24 de janeiro, com o alívio no mercado após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que indicaram uma possível diminuição das tarifas sobre produtos chineses. Na China, os índices de Xangai e Shenzhen subiram 0,70% e 1,21%, respectivamente, impulsionados pela esperança de um distensionamento nas relações comerciais. A moeda chinesa, o yuan, também se beneficiou dessa melhora no sentimento do mercado.
No Japão, entretanto, o mercado de ações fechou em queda marginal. O índice Nikkei caiu 0,07%, refletindo o impacto do aumento da taxa de juros do Banco do Japão (BoJ), que elevou seu juro básico em 25 pontos-base, para 0,50%. A medida foi vista como um ajuste econômico que pesou sobre o desempenho das ações no país.
Outros mercados asiáticos também tiveram bons resultados. O Hang Seng de Hong Kong avançou 1,86%, após dois dias de perdas, enquanto o Kospi de Seul subiu 0,85%. A bolsa sul-coreana fechará para um feriado até o dia 30 de janeiro. Já na Oceania, a bolsa australiana teve um crescimento de 0,36%, com o índice S&P/ASX 200 registrando 8.408,90 pontos.