Em 2025, o programa Bolsa Família deverá beneficiar aproximadamente 116,2 mil núcleos familiares na região de Ribeirão Preto (SP), de acordo com dados do governo federal. O número representa uma queda de 9% em comparação ao ano anterior, quando mais de 127 mil famílias foram atendidas. Essa redução está relacionada principalmente à diminuição de famílias em situação de pobreza, que caiu 12%. Em contrapartida, houve um aumento de 8% no número de famílias de baixa renda.
A maior parte dos beneficiários, cerca de 80%, vive em condições de pobreza, com renda per capita de até R$ 218, o que corresponde a mais de 94 mil famílias. Já as 22 mil famílias restantes pertencem ao perfil de baixa renda, com um aumento significativo de 8,5% em relação ao ano passado. Os municípios de Ribeirão Preto e Franca lideram o número de beneficiários na região, seguidos por Sertãozinho e Barretos, com 6,2 mil e 4,6 mil beneficiários, respectivamente.
Os pagamentos do Bolsa Família, que serão feitos pela Caixa Econômica Federal, seguirão um calendário escalonado, com depósitos realizados entre os dias 20 e 31 de cada mês, de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS). Para o mês de janeiro, o pagamento será efetuado entre os dias 20 e 31. O valor pode ser movimentado pelos beneficiários por meio do aplicativo Caixa TEM e internet banking.