A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre a intensificação de uma bolha de calor que afeta o Centro e o Norte da Argentina, além de partes do Uruguai, Paraguai e estados do Sul do Brasil, como Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. As temperaturas já atingem máximas de 37ºC a 40ºC em diversas cidades e devem se manter elevadas nas próximas semanas, com previsão de picos ainda mais altos, podendo superar os 42ºC em algumas regiões. O fenômeno ocorre devido à ação de áreas de alta pressão que aprisionam o ar quente, causando um efeito de compressão, que agrava as condições climáticas.
Nos últimos dias, Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, registrou temperaturas extremas, chegando a 41,8ºC, enquanto outras cidades do Rio Grande do Sul e Paraná também superaram os 35ºC. As previsões indicam que a bolha de calor se expandirá, afetando um número crescente de municípios ao longo da semana, com destaque para o Oeste do Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul, onde os termômetros podem ultrapassar os 40ºC. A capital Porto Alegre terá um início de semana mais ameno, mas a tendência é de aumento gradual da temperatura a partir de terça-feira (14).
Além do calor intenso, a MetSul alertou para a possibilidade de temporais isolados, com chuvas fortes, vendavais e granizo, principalmente na segunda metade da semana. O aumento das temperaturas pode criar condições favoráveis para a formação de células de tempestade, com risco de fenômenos climáticos severos. As altas temperaturas, combinadas com a instabilidade atmosférica, devem resultar em um cenário de clima extremo, exigindo atenção e cuidados da população.