O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá divulgar nesta quinta-feira, 30 de janeiro, a lista de aprovados no concurso público para 900 vagas de nível superior. A seleção oferece 150 vagas imediatas e 750 para cadastro reserva, com salários que podem chegar a R$ 20,9 mil. O concurso, organizado pela Fundação Cesgranrio, é o primeiro realizado pela instituição em 12 anos. As provas objetivas e discursivas ocorreram no dia 13 de outubro, com a participação de mais de 42 mil candidatos.
Os aprovados para as vagas imediatas iniciarão funções de analista com jornada de trabalho de 35 horas semanais e podem ser designados para viagens a trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior. Além do salário, os selecionados terão direito a benefícios como assistência à saúde, plano educacional para filhos e previdência complementar. A validade do concurso é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, dependendo das necessidades da instituição.
O concurso também prevê a reserva de vagas para pessoas negras (30%) e com deficiência (15%). Embora os aprovados atuarão inicialmente na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, podem ser transferidos para outras unidades em cidades como Brasília, São Paulo ou Recife, conforme a demanda do banco. A homologação dos resultados será publicada no Diário Oficial da União e no site da Fundação Cesgranrio.