Os blocos de carnaval que pretendem estrear nas ruas da cidade de São Paulo neste ano têm até a próxima sexta-feira (10) para se inscreverem pela internet. O mesmo prazo é válido para aqueles que desejam realizar mudanças em seus trajetos. A etapa de inscrições para blocos veteranos foi encerrada em 23 de dezembro, enquanto esta segunda fase se destina exclusivamente aos iniciantes e aos que precisam ajustar seus planos. Todas as inscrições devem ser feitas por meio do portal oficial do Carnaval de Rua.
O evento, considerado o maior carnaval do Brasil em número de participantes e impacto econômico, prevê reunir 15 milhões de foliões. A programação inclui o pré-carnaval nos dias 22 e 23 de fevereiro, as festividades principais de 1º a 4 de março e os desfiles pós-carnaval em 8 e 9 de março. Todos os blocos participantes devem contar com autorização da Prefeitura Municipal de São Paulo e seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelas autoridades públicas.
A edição deste ano será organizada por uma empresa vencedora do processo de licitação, com um investimento de R$ 27,8 milhões. Além disso, o evento reafirma sua relevância cultural, com medidas que incluem o reconhecimento de blocos de carnaval como patrimônio cultural e a organização de infraestrutura para credenciar vendedores autônomos, promovendo não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento econômico da capital paulista.