O preço do Bitcoin apresentou alta nesta sexta-feira (24), impulsionado pela assinatura de um decreto por Donald Trump, que propõe a criação de um grupo de trabalho para regulamentação das criptomoedas nos Estados Unidos. A promessa de Trump de encerrar a repressão da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) à indústria de criptoativos também gerou otimismo entre os investidores. No entanto, a ausência de uma reserva estratégica de bitcoin no país limitou o potencial de valorização ainda maior para as criptomoedas.
Além do bitcoin, que subiu 1,43%, o ethereum enfrentou queda de 1,74%, refletindo o cenário volátil do mercado. O foco dos investidores segue na possível criação de uma reserva estratégica de bitcoins (SBR) nos Estados Unidos, uma medida que pode ter impacto positivo para o setor. A mineradora MARA Holdings, por exemplo, está em negociações com autoridades para a implementação da SBR no país. Este movimento está gerando expectativas e pressão no mercado de criptoativos.
A movimentação do governo americano em relação às criptomoedas tem causado oscilações no mercado, com especialistas como Alex Kuptsikevich, da FxPro, apontando que a incerteza em torno da definição da direção do mercado continua sendo um fator de volatilidade. No entanto, o diretor regional da Coinbase, Fábio Plein, acredita que as recentes ações de Trump fortalecem a presença das criptomoedas na agenda política da Casa Branca, o que pode garantir um ambiente favorável para ativos de risco nos próximos meses.