Uma bebê de apenas 1 mês foi salva por policiais militares em Araraquara, no interior de São Paulo, após se engasgar com leite materno na madrugada de quarta-feira (22). O incidente ocorreu na Vila Ferroviária e, diante da situação de risco, a mãe da criança pediu ajuda à vizinha, esposa de um policial militar. A vizinha imediatamente contatou a corporação, que enviou uma equipe ao local para realizar o atendimento de emergência.
A equipe de policiais executou a manobra de Heimlich, técnica essencial para desobstrução das vias respiratórias em casos de engasgo, que permitiu à bebê retomar a respiração e começar a chorar. Após a ação bem-sucedida, a criança foi encaminhada a um hospital particular da cidade para atendimento médico adicional, onde recebeu os cuidados necessários.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros importante em situações de asfixia por engasgamento, sendo aplicável tanto em bebês quanto em crianças e adultos. O procedimento varia conforme a idade da pessoa, e a versão para bebês inclui golpes nas costas e compressões torácicas, sempre com a orientação de buscar ajuda profissional, caso a situação não se resolva imediatamente.