Beatriz Haddad Maia foi eliminada neste sábado da chave de simples do Australian Open, após perder para a russa Veronika Kudermetova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. A partida durou quase duas horas e marcou o fim da campanha da brasileira na competição de simples, na qual ela igualou sua melhor participação, alcançando a terceira rodada pela segunda vez consecutiva. Com a derrota, Beatriz é a última brasileira a se manter viva no torneio, já que outras desistências ocorreram nas duplas mistas e em outras modalidades.
Apesar da eliminação em simples, Haddad Maia segue em Melbourne para disputar a segunda rodada do torneio de duplas. Ao lado da alemã Laura Siegemund, a brasileira enfrenta as jogadoras Lucia Bronzetti e Anhelina Kalinina. A dupla de Bia e Laura já teve bons resultados, sendo vice-campeãs no WTA 500 de Adelaide na semana anterior. No entanto, as expectativas para a competição de duplas são cautelosas após o revés no individual.
Além da saída de Beatriz, outros atletas brasileiros também foram eliminados nas últimas rodadas. Orlando Luz, ao lado do francês Gregoire Jacq, perdeu na segunda rodada de duplas, enquanto Luisa Stefani e Peyton Steams caíram na estreia. Marcelo Melo, por sua vez, foi eliminado nas duplas mistas com a taiwanesa Hao-Ching Chan, também na primeira rodada. As derrotas marcam o fim de um mês de janeiro desafiador para o tênis brasileiro no primeiro Grand Slam do ano.