O Banco do Japão (BoJ) discutirá a possibilidade de aumentar os juros na próxima reunião de política monetária, conforme afirmou o vice-presidente da instituição, Ryozo Himino. Ele destacou que, apesar da discussão sobre a elevação da taxa de juros, não há uma definição sobre a probabilidade dessa medida. A análise será pautada nas perspectivas econômicas e nas tendências de preços do país.
Himino afirmou que, embora não haja um sinal claro de aumento de juros na próxima reunião, os desenvolvimentos econômicos e a inflação estão seguindo o caminho projetado pelo banco central. Caso essa trajetória se mantenha, o BoJ poderá aumentar as taxas e ajustar o grau de estímulo monetário, como ocorreu em março e julho do ano anterior.
O mercado especula sobre um possível aumento nas taxas de juros, mas a decisão ainda é incerta, pois o banco está avaliando cuidadosamente os movimentos salariais no Japão e as políticas econômicas dos Estados Unidos. Alguns economistas acreditam que uma ação possa ocorrer ainda este mês, enquanto outros esperam que o BoJ aguarde até março, quando estarão disponíveis os dados preliminares das negociações salariais anuais.