O Banco Central (BC) anunciou que publicará uma carta aberta na sexta-feira, 10 de janeiro, às 18 horas (horário de Brasília), explicando o descumprimento da meta de inflação para 2024. O documento será assinado pelo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, e endereçado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024 ficou em 4,83%, ultrapassando o teto da meta, que era de 4,50%. O centro da meta era de 3%.
Este é o oitavo episódio desde 1999 em que o BC não cumpre o objetivo estipulado pelo regime de metas de inflação. A carta que será publicada trará as explicações sobre as causas desse descumprimento, além de medidas que o Banco Central tomará para alinhar a inflação novamente ao objetivo estabelecido. Também será detalhado o prazo para que esse ajuste seja realizado.
O BC se comprometeu a apresentar uma estratégia clara para controlar a inflação, a fim de garantir que a economia siga as metas definidas. O foco está em assegurar que os índices futuros voltem a se ajustar aos parâmetros desejados, com o intuito de manter a estabilidade econômica e o poder de compra da população.