O Banco Central (BC) anunciou que começará a rolagem de US$ 14 bilhões em swaps cambiais tradicionais a partir desta terça-feira (21). Esses swaps, que vencem em 5 de março, totalizam 279.630 contratos. A operação, realizada diariamente, visa a renovação da dívida externa em dólares, com o objetivo de manter a estabilidade cambial e atender às condições de demanda do mercado. De acordo com a nota oficial do BC, os lotes ofertados poderão variar a cada dia, e as propostas aceitas podem ser inferiores ao total ofertado, sem comprometer o objetivo de rolagem integral.
Na primeira operação, marcada para terça-feira, o BC oferecerá 15 mil contratos de swaps cambiais entre 11h30 e 11h40. A partir dessa data, o governo federal buscará garantir a manutenção da liquidez no mercado futuro de câmbio e estabilizar a cotação da moeda americana frente ao real. Esse tipo de contrato é utilizado para a injeção de dólares no mercado, promovendo um efeito sobre o valor da moeda brasileira sem a necessidade de movimentar as reservas internacionais diretamente.
Os contratos de swap cambial tradicional envolvem um acordo em que o BC paga ao comprador a variação da taxa de câmbio, acrescida de juros, enquanto recebe a variação da taxa Selic. Esse mecanismo é comumente utilizado pelo Banco Central para gerenciar a volatilidade do câmbio e prevenir pressões inflacionárias decorrentes de flutuações na cotação do dólar.