O deputado federal Pedro Lupion, líder da bancada agropecuária no Congresso, criticou as ações do governo federal para conter a alta nos preços dos alimentos. Em uma nota divulgada à imprensa, Lupion afirmou que a redução das tarifas de importação de alimentos é uma medida ineficaz e mal planejada, argumentando que o governo ignora problemas estruturais da economia, como a inflação e os gastos públicos elevados. Ele sugeriu que cortes nos gastos do governo seriam mais eficazes no controle da inflação.
Segundo Lupion, as medidas do governo são uma tentativa de desviar a atenção da população de problemas mais profundos, como a falta de compromisso com a responsabilidade fiscal. O parlamentar destacou que os preços dos produtos agropecuários no Brasil seguem os padrões internacionais, e abrir as importações não resolveria o problema da inflação. Ele ainda afirmou que o governo federal não tem capacidade para implementar as reformas necessárias para reduzir seus gastos.
Em resposta a essas críticas, o governo anunciou um novo plano para estimular a produção agropecuária, com o objetivo de aumentar a produtividade e, assim, conter a inflação dos alimentos. De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a medida faz parte de uma série de ações que o governo pretende adotar para minimizar os impactos da alta nos preços, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma leve alta devido ao aumento nos preços de alimentos e bebidas.