O Bahia anunciou, nesta segunda-feira (13), o empréstimo do atacante Rafael Ratão, de 29 anos, ao Cerezo Osaka, do Japão, por uma temporada, com opção de compra ao final do vínculo. A decisão ocorre após o jogador não viajar com a equipe para a pré-temporada de 2025 em Girona, na Espanha, o que já indicava a saída de Ratão. A sua transferência marca a continuidade de sua carreira internacional, já que ele possui passagens por clubes como Albirex Niigata (Japão), Zorya (Ucrânia), e Toulouse (França), entre outros.
Ratão chegou ao Bahia em 2023, onde teve uma boa passagem, com 10 gols e quatro assistências em 54 jogos. Sua experiência no exterior, somada ao bom desempenho no clube brasileiro, chamou a atenção do Cerezo Osaka. Essa mudança reflete a movimentação do Bahia no mercado, que, ao mesmo tempo, se desfaz de jogadores e traz reforços. A saída de Ratão é a sexta desde o fim da temporada, com outras transferências envolvendo atletas como o zagueiro Victor Cuesta e o lateral Cicinho.
Enquanto o time perde algumas peças, o Bahia já anunciou a chegada de novos jogadores, como os meias Erick, Michel Araújo, Rodrigo Nestor e o atacante Erick Pulga. Além disso, a gestão do Grupo City, responsável pela SAF do clube, negocia a contratação do atacante Willian José, do Spartak Moscou, visando reforçar o elenco para os desafios de 2025.