A partir do dia 10 de março, a Azul Linhas Aéreas reduzirá o número de voos diretos entre Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Recife. Atualmente, existem dois horários diários, mas, com a mudança, a rota será operada apenas uma vez por dia. O voo será realizado com partida de Recife às 13h20 e chegada a Petrolina às 14h50. O retorno de Petrolina ocorrerá às 15h20, com chegada a Recife às 16h50. A empresa informou que essa reestruturação faz parte de um ajuste de capacidade à demanda e que os passageiros afetados serão reacomodados.
Com a redução dos voos diretos, espera-se um aumento na procura por viagens de ônibus entre as duas cidades. Apenas uma empresa realiza o trajeto de ônibus, oferecendo diversas opções de horários e classes. As passagens de ônibus variam de R$259,58 a R$499,75, com diferentes tipos de serviço, como convencional, executivo e leito cama. As viagens têm uma duração entre 10h40 e 13h16, dependendo da classe escolhida.
A maior parte das saídas de ônibus ocorrerá à noite, com destaque para as opções de leito e leito cama, que possuem preços mais elevados. A mudança nos voos diretos, aliada ao aumento da demanda por viagens terrestres, reflete uma adaptação das empresas de transporte e uma tendência de maior mobilidade entre Petrolina e Recife.