Um avião de pequeno porte, com cinco ocupantes, sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (9) na praia de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A aeronave, que havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, por volta das 8h30, sofreu uma excursão de pista no momento do pouso. De acordo com a concessionária responsável pelo aeroporto local, a Rede VOA, as condições climáticas adversas, com chuva e pista molhada, podem ter contribuído para o acidente. O Cessna 525, modelo fabricado em 2008, tinha capacidade para nove pessoas, incluindo os pilotos.
O acidente foi registrado por volta das 10h, quando o avião saiu da pista do aeroporto de Ubatuba, uma área com apenas 940 metros de comprimento. A aeronave foi captada pela plataforma de controle de voos Flightradar24 pouco antes de atingir a praia, onde explodiu. O piloto não resistiu aos ferimentos, e os outros quatro ocupantes — um casal e duas crianças — foram resgatados com vida e levados ao hospital. Além disso, uma pessoa que estava na orla da praia também foi ferida e socorrida com fratura.
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão acompanhando a investigação do caso, que será conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A aeronave estava com a operação negada para táxi aéreo, mas tinha situação de aeronavegabilidade normal. O acidente gerou grande mobilização de equipes de resgate, e os detalhes sobre o estado dos feridos fora do avião ainda são imprecisos.