Na manhã desta quinta-feira, 9, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília devido a problemas técnicos durante um voo de experiência. A aeronave, um C-95 Bandeirante, havia decolado do próprio aeroporto pouco antes do incidente. Felizmente, não houve feridos e o pouso ocorreu sem maiores intercorrências.
O Comando da Aeronáutica informou que as causas do problema técnico serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A FAB destacou que os dados obtidos durante a apuração serão usados para aprimorar métodos de prevenção de acidentes na aviação militar. A concessionária Aeroportos Inframerica, responsável pela administração do aeroporto, assegurou que a ocorrência não afetou a operação da infraestrutura.
Por questões de segurança, os Bombeiros Civis de Aeródromo estavam prontos para atuar no local do pouso, que ocorreu próximo ao meio-dia. A operação de pousos e decolagens continuou normalmente na outra pista do aeroporto, sem impactos para a rotina do terminal.