Na quinta-feira (9), um acidente aéreo ocorreu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP), quando um avião com cinco ocupantes ultrapassou a pista do aeroporto local e explodiu. O piloto, que não sobreviveu, foi retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória, após tentativas de reanimação. Entre os sobreviventes estavam um casal e duas crianças, que foram resgatadas e continuam internadas, embora estáveis. A criança de 6 anos foi especialmente resgatada por um comerciante local, que ajudou no socorro imediato, descrevendo a cena como traumática, pois a criança estava em estado de choque.
O acidente ocorreu em um aeroporto de pista curta, com 940 metros, sendo que o modelo de avião envolvido necessita de 789 metros para pouso. As condições climáticas no momento do incidente eram adversas, com pista molhada. Segundo as autoridades, o avião, um Cessna 525 fabricado em 2008, estava com operação normal, mas com a autorização para táxi aéreo negada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aeronave havia decolado de Mineiros (GO) e seguia para Ubatuba, quando ultrapassou a pista durante o pouso.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e enviou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para apurar as causas do acidente. O órgão utilizou técnicas específicas para coleta de dados e análise dos danos. A queda do avião gerou grande mobilização de moradores e comerciantes da região, que ajudaram no resgate das vítimas. No local, além dos ocupantes do avião, uma pessoa na orla também foi socorrida com fratura, mas seu estado de saúde não foi divulgado.