A aviação privada, embora tenha uma taxa de acidentes mais alta do que a aviação comercial, continua sendo considerada uma opção segura, segundo um especialista em aviação. O piloto Ênio Beal Júnior explicou que, embora o número de incidentes seja superior, o contexto dos dados é essencial para uma análise justa. Com mais de 9,5 bilhões de passageiros transportados anualmente no mundo, o número de acidentes ainda é relativamente baixo, o que indica a segurança do setor, apesar das ocorrências.
Beal Júnior também destacou as diferenças estruturais entre a aviação comercial e a privada. A aviação comercial é mais regulamentada e opera em aeroportos com infraestrutura avançada, o que contribui para um controle mais rígido e maior segurança. Em contraste, a aviação privada frequentemente opera em localidades com infraestrutura limitada, o que pode aumentar os riscos. Isso reflete uma realidade onde a aviação comercial tem mais recursos e protocolos estabelecidos, enquanto a aviação privada enfrenta desafios operacionais mais complexos.
Estatísticas comparativas mostram que a aviação comercial tem um acidente a cada 830 mil decolagens, enquanto a aviação privada apresenta uma taxa de um acidente a cada 100 mil operações. Apesar dessa diferença, o coronel enfatiza que o número de acidentes na aviação privada ainda é baixo, mas há uma grande oportunidade para aprimorar a segurança, especialmente com base nos avanços da aviação comercial. A continuidade na implementação de melhores práticas e protocolos de segurança é vista como essencial para a evolução do setor privado.