O pagamento do Auxílio Extraordinário Pescador começará nesta segunda-feira (6) e beneficiará cerca de 195 mil pescadores profissionais artesanais dos estados do Amapá, Amazonas e Pará. A medida, instituída pela Medida Provisória n.º 1.277 de novembro de 2024, visa amparar a categoria em situação de emergência devido à seca ou estiagem, reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O valor do auxílio será de R$ 2.824, pago em parcela única.
O cronograma de depósitos será determinado pelo número final do CPF dos beneficiários, com datas específicas entre 6 e 10 de janeiro de 2025. Os valores serão creditados nas contas da Caixa Econômica Federal, seja em conta corrente ou poupança social digital, que foi aberta automaticamente para os pescadores. Para movimentar os recursos, será necessário usar o aplicativo Caixa Tem, que permite realizar pagamentos, transferências e compras com o cartão de débito virtual.
A medida beneficia pescadores de municípios do Amapá, Amazonas e Pará, que já haviam recebido o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal até novembro de 2024 e não foram contemplados por uma medida anterior. As localidades afetadas pela seca incluem cidades como Macapá, Autazes, Cametá, entre outras, que enfrentam os impactos de desastres climáticos. O auxílio visa apoiar essa comunidade pesqueira em um momento de dificuldades causadas pela escassez de chuvas e a consequente queda na produção pesqueira.