A Comissão Reguladora de Valores da China anunciou, nesta quinta-feira (23), novas medidas para incentivar a alocação de recursos no mercado de ações local. O objetivo é direcionar mais capital para as empresas nacionais, principalmente por meio de seguradoras estatais e fundos mútuos. A estratégia visa fortalecer a confiança dos investidores e dar um impulso à economia, que enfrenta desafios devido a uma desaceleração no crescimento.
De acordo com o vice-ministro da Administração Reguladora Financeira Nacional, Xiao Yuanqi, as seguradoras serão estimuladas a investir até 30% dos prêmios anuais em ações negociadas em yuans. A medida faz parte de um programa piloto que deve movimentar pelo menos 100 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 13,75 bilhões) para o mercado de ações durante o primeiro semestre de 2025.
A medida teve um impacto imediato no mercado financeiro. Após o anúncio, o Índice Composto de Xangai registrou uma alta de 1,2%, e os papéis da China Pacific Insurance avançaram 3,6%. Além disso, a metade do valor destinado aos investimentos em ações deve ser liberada antes do recesso do Ano-Novo Lunar, que ocorre entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.