Em 2024, mais da metade dos professores da rede estadual de Campinas eram temporários, com um aumento significativo em relação à última década, quando a proporção era de 23%. A contratação temporária, que deveria ser uma medida excepcional, tem se tornado mais comum, com muitos docentes atuando nesse modelo por longos períodos. Segundo especialistas, o ideal seria que o número de professores temporários fosse entre 20% e 30%, mas em Campinas e em outras regiões do estado de São Paulo, esse índice ultrapassa os 50%. Isso levanta preocupações sobre a precarização do ensino, já que os professores temporários enfrentam condições de trabalho mais frágeis, sem plano de carreira e com salários menores, o que pode afetar a qualidade da educação e o desempenho dos alunos.
A falta de concursos regulares é apontada como uma das principais causas para esse aumento. A dificuldade em prever a demanda de professores e a escassez de processos seletivos contribuem para a dependência de contratos temporários, o que, por sua vez, compromete a estabilidade e a valorização profissional dos docentes. Em São Paulo, por exemplo, houve um intervalo de 10 anos entre concursos públicos para a contratação de professores, resultando em uma oferta excessiva de vagas em um único certame, sem critérios rigorosos de seleção. Isso dificulta a formação de uma equipe de ensino qualificada e impacta diretamente o vínculo entre professores e alunos.
Para reverter essa situação, especialistas sugerem a implementação de melhores modelos de previsão de demanda, a realização de concursos públicos mais frequentes e criteriosos, e a criação de uma carreira estruturada para os professores temporários. Além disso, é essencial oferecer mais apoio psicológico aos docentes e melhorar as condições de trabalho nas escolas. A Secretaria Estadual de Educação, por sua vez, afirma que está adotando medidas para equilibrar a quantidade de professores efetivos e temporários, com um concurso recente para 15 mil vagas. No entanto, os desafios estruturais e a falta de estabilidade continuam a ser problemas significativos para a educação pública na cidade.