O atual campeão do Aberto da Austrália, o italiano Jannik Sinner, garantiu sua vaga na terceira rodada do torneio, mas teve sua impressionante sequência de 29 sets consecutivos quebrada. Sinner derrotou o local Tristan Schoolkate por 3 a 1, com parciais de 4/6, 6/4, 6/1 e 6/3, mas perdeu um set pela primeira vez desde outubro, quando venceu o argentino Tomas Etcheverry no Masters 1000 de Xangai. O italiano soma agora 16 vitórias seguidas e enfrentará o americano Marcos Giron na próxima fase. Sinner, que pode encontrar desafios mais difíceis adiante, se prepara para um possível confronto com o dinamarquês Holger Rune, que derrotou Matteo Berrettini nesta quinta-feira.
No circuito feminino, a polonesa Iga Swiatek, uma das favoritas ao título, seguiu sem dificuldades ao vencer a eslovaca Rebecca Sramkova por 6/0 e 6/2. Swiatek, ex-número 1 do mundo, enfrentará a britânica Emma Raducanu, que superou a americana Amanda Anisimova em dois sets. Outras jogadoras de destaque, como Elena Rybakina, Danielle Collins e Madison Keys, também avançaram à terceira rodada, mostrando a competitividade da chave feminina. A competição promete confrontos interessantes, com uma forte disputa entre as principais cabeças de chave.
Nas duplas, o Brasil teve sete representantes em ação, com destaque para as vitórias de Orlando Luz e Luisa Stefani. Luz, ao lado do francês Gregoire Jacq, superou a dupla indiana Vijay Sundar Prashanth e Jeevan Nedunchezhiyan com facilidade. Stefani, jogando com a americana Peyton Stearns, avançou após vencer a brasileira Ingrid Martins e a romena Irina-Camelia Begu. Por outro lado, as duplas de Marcelo Melo/Rafael Matos e Fernando Romboli/Marcelo Zormann foram eliminadas na primeira rodada. A competição segue com intensas disputas tanto no masculino quanto no feminino, além das chaves de duplas, com expectativas de bons resultados para o Brasil nas próximas fases.