O Brasil enfrentou sérios atrasos no embarque de produtos para exportação, resultando na retenção de 1,615 milhão de sacas de café em seus portos, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Esses atrasos causaram uma perda significativa de receita cambial, com o país deixando de arrecadar US$ 469,53 milhões até novembro de 2024. Apenas no mês de novembro, o prejuízo portuário foi de R$ 11,93 milhões, incluindo custos adicionais com armazenagens, detentions e antecipação de gates.
Os problemas nos portos brasileiros têm raízes em questões de infraestrutura inadequada, como a falta de capacidade nos pátios e berços, além de deficiências nas rodovias, ferrovias e hidrovias. Essas dificuldades, somadas à insuficiência no aprofundamento dos calados para o recebimento de navios maiores, têm comprometido a eficiência no processo logístico, impactando diretamente a competitividade do setor. Especialistas apontam que esses gargalos refletem a incapacidade dos principais portos do país de atender à crescente demanda do agronegócio.
Em resposta a esses problemas, a Cecafé tem buscado dialogar com autoridades e parceiros comerciais para encontrar soluções que minimizem os prejuízos e melhorem a infraestrutura portuária. A entidade enfatiza a urgência de ampliar os investimentos no setor para garantir a continuidade do crescimento das exportações, que são fundamentais para a economia brasileira. A falta de uma infraestrutura eficiente ameaça a sustentabilidade do agronegócio, um dos principais motores da geração de divisas no país.