O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços dos Estados Unidos atingiu 56,8 em dezembro, o maior nível dos últimos 33 meses, refletindo uma aceleração na atividade do setor. Apesar do avanço em relação aos 56,1 registrados em novembro, o resultado ficou abaixo da previsão de 57,1 feita por analistas consultados pela FactSet. Leituras acima de 50 indicam expansão, apontando para o fortalecimento do setor de serviços no período.
O PMI composto dos EUA, que considera os setores de serviços e indústria, também apresentou crescimento, subindo de 54,9 em novembro para 55,4 em dezembro. O resultado superou a expectativa de analistas, que previam um aumento para 55,1. A S&P Global destacou que a expansão mensal na atividade empresarial foi a mais rápida desde abril de 2022, mesmo diante de um novo declínio na produção industrial.
O crescimento do setor de serviços foi o principal motor da expansão geral da atividade empresarial nos EUA, compensando a queda no desempenho da indústria. Esses dados refletem um cenário de resiliência econômica, com o setor de serviços impulsionando o dinamismo dos negócios no final de 2023.