A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina segue acompanhando o atendimento às famílias impactadas pelas enchentes ocorridas na semana passada. No dia 20 de janeiro, a secretária-adjunta, Luciane dos Passos, visitou Itapema, uma das cidades mais afetadas, para fornecer orientações técnicas sobre o cadastramento e a concessão de benefícios socioassistenciais. Durante a visita, destacou a importância do acompanhamento contínuo das famílias, mesmo após o retorno às suas casas, visto que muitas perderam tudo e precisarão de apoio para reestruturar suas vidas ao longo dos meses.
A gestão dos abrigos e o cadastro das famílias afetadas são partes essenciais do trabalho da Assistência Social em situações de emergência. A secretaria tem se empenhado em garantir que todas as necessidades sejam identificadas e atendidas de forma eficaz, com um acompanhamento contínuo das condições de saúde e o acesso a outras políticas públicas. O cadastramento facilita a distribuição de recursos e assegura que as famílias recebam a assistência necessária em momentos críticos.
Após a crise, o trabalho da Assistência Social se mantém ativo, com o objetivo de ajudar as famílias a refazerem seus projetos de vida e saírem da situação de vulnerabilidade. Além de fortalecer os vínculos comunitários, os profissionais continuam a apoiar o acesso a benefícios e políticas públicas essenciais para a recuperação das famílias atingidas. O esforço da Secretaria, em parceria com os municípios, visa oferecer um apoio contínuo, contribuindo para a recuperação das regiões afetadas pelas enchentes.