O uso da assinatura digital Gov.br teve um aumento de 130% entre 2023 e 2024, com mais de 120 milhões de acessos registrados, comparado a 51,7 milhões no período anterior. A ferramenta permite que os usuários assinem documentos de forma digital, sem a necessidade de papel e caneta, por meio do portal Gov.br, e oferece vantagens como a validade jurídica equivalente à de uma assinatura física. A plataforma foi criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A assinatura digital Gov.br não só é útil para questões pessoais, como a compra de imóveis e contratos administrativos, mas também oferece vantagens de praticidade, economia de tempo e segurança. A ferramenta é protegida por criptografia avançada e tem sido amplamente adotada por cidadãos e servidores públicos, como o exemplo de usuários que a utilizam para formalizar documentos remotamente, sem precisar se deslocar a cartórios. De acordo com a secretária adjunta de Governo Digital, a plataforma facilita processos administrativos e democratiza o acesso à tecnologia, tornando-a inclusiva e acessível.
Para utilizar a assinatura digital Gov.br, o usuário precisa ter uma conta de nível prata ou ouro. A conta de nível prata pode ser criada através de reconhecimento facial ou validação em bancos credenciados, enquanto a conta ouro oferece acesso completo aos serviços digitais por meio de reconhecimento facial, dados da Justiça Eleitoral ou certificados digitais compatíveis. A plataforma já conta com mais de 163 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.500 serviços digitais, ampliando a eficiência e a praticidade no uso de serviços públicos online.