O Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá, recebeu mais de 20 mil visitantes na primeira semana de janeiro, o que motivou uma manutenção emergencial no local, conforme informado pela prefeitura. O complexo, inaugurado em 2000 e fechado para reformas logo após, foi reinaugurado pela terceira vez no final de 2024, e a manutenção foi necessária devido ao alto fluxo de pessoas. O atendimento ao público foi suspenso no dia 6 de janeiro, retornando no dia seguinte com horário ampliado.
Em relação ao acesso ao aquário, o prefeito eleito determinou a suspensão da cobrança de ingressos logo após assumir, após uma visita técnica que revelou que o processo de registro de pagamentos estava sendo feito manualmente, sem a formalização de um contrato para terceirização da cobrança. A decisão foi tomada em meio a uma análise da situação financeira e da forma como os recursos eram administrados no local. Com a mudança, a entrada passou a ser gratuita para os visitantes.
Além das exposições de peixes e animais da Bacia Amazônica, do Pantanal e do Araguaia, o aquário conta com uma estrutura de apoio externa, com restaurantes e espaços para pequenos negócios. O custo mensal estimado para a manutenção do local é de R$ 250 mil, sendo uma preocupação do novo governo municipal, já que o orçamento inclui custos com alimentação e cuidados para os mais de 20 tipos de peixes da região. O espaço também dispõe de um estacionamento com 106 vagas para carros e outras para ônibus e motos.