O Enem 2024 registrou apenas 12 redações com nota mil, o que representa menos de 1% dos 3.180.388 participantes do exame. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma coletiva de imprensa. As redações nota máxima foram alcançadas por estudantes de diversas partes do Brasil, com destaque para Minas Gerais e Rio de Janeiro, que tiveram dois alunos cada atingindo a pontuação máxima.
A lista de estados dos estudantes que conseguiram nota mil inclui Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Minas Gerais se destacou ainda por ser o único estado com um aluno da rede pública que obteve a nota máxima, enquanto os demais estudantes vieram de instituições privadas. Esse feito demonstra a competitividade e a complexidade das provas, com a nota máxima se tornando um privilégio raro.
Os alunos que desejam aproveitar a nota do Enem podem utilizar o resultado para ingressar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), se inscrevendo entre 17 e 21 de janeiro. Além disso, é possível usar a nota para programas como o ProUni e o Fies, ou até para estudar em universidades de Portugal.