O animador Buck Woodall entrou com um processo contra a Disney em uma corte federal da Califórnia, acusando a empresa de plagiar a ideia de “Moana” e de sua sequência, “Moana 2”. Woodall alega que a Disney copiou elementos do roteiro de seu projeto de animação, “Bucky”, que inclui uma história situada em uma aldeia na Polinésia e um enredo que envolve adolescentes que desafiam seus pais e encontram espíritos manifestados como animais. A acusação, que já havia sido levantada anteriormente, foi reaberta após o lançamento de “Moana 2”.
O processo alega que, em 2003, Woodall apresentou um roteiro e trailer de “Bucky” para Jenny Marchick, então diretora de desenvolvimento da produtora Mandeville Films, que tinha um acordo com a Disney na época. O animador afirma que seu trabalho serviu como base para a criação de “Moana” e que a Disney teria se apropriado de suas ideias sem a devida autorização. O estúdio, no entanto, negou as acusações, afirmando que ninguém envolvido na produção de “Moana” teve acesso ao material de Woodall.
No novo processo, Woodall pede uma indenização equivalente a 2,5% da receita bruta de “Moana”, o que representaria cerca de 10 bilhões de dólares, além de uma ordem judicial para evitar futuras violações de seus direitos autorais. O caso será analisado por um juiz, que decidirá se há semelhanças substanciais entre as obras.