A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou, no dia 21 de janeiro, uma consulta pública com o objetivo de aprimorar o edital para o leilão de suprimento a sistemas isolados localizados nos estados do Amazonas e Pará. O processo de consulta será realizado entre 22 de janeiro e 10 de março de 2025, com a expectativa de investimentos de R$ 452 milhões, conforme estimativas do Ministério de Minas e Energia. O leilão, previsto para ocorrer em maio de 2025, tem como objetivo atender a 11 localidades sem conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O leilão visa a contratação de soluções para o suprimento de energia elétrica, com a exigência de que ao menos 22% da energia gerada seja proveniente de fontes renováveis, com ou sem o uso de soluções de armazenamento. As propostas podem incluir projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, fósseis ou uma combinação de ambas. O início do fornecimento de energia está previsto para 20 de dezembro de 2027, com um contrato de fornecimento que se estenderá por 180 meses.
Os empreendedores interessados em participar do processo devem submeter suas propostas à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até o dia 20 de fevereiro de 2025, às 12 horas. A abertura desse leilão tem como foco melhorar a infraestrutura energética nas regiões isoladas da Amazônia, que são atendidas pelas concessionárias Amazonas Energia e Equatorial Pará.