A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um painel com indicadores de qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de 29 aeroportos brasileiros, com o objetivo de tornar as informações acessíveis e claras para os usuários. O painel, denominado “Indicadores de Qualidade de Serviço em Aeroportos Concedidos”, apresenta dados detalhados por aeroporto, mensalmente, com base nas medições realizadas pela Anac nos contratos de concessão. Isso permite avaliar se os aeroportos estão oferecendo serviços adequados aos passageiros e aos operadores de aeronaves, com possíveis penalidades em caso de descumprimento dos requisitos estabelecidos.
Os indicadores de qualidade de serviço (IQS) avaliam aspectos essenciais do atendimento nos aeroportos, como os serviços diretos, a disponibilidade de equipamentos e as pesquisas de satisfação dos passageiros. O primeiro aspecto abrange o tempo de espera nas filas de inspeção de segurança e o atendimento a passageiros com necessidades especiais. O segundo avalia a funcionalidade dos equipamentos essenciais para o funcionamento do aeroporto. Já os indicadores de satisfação dos passageiros são baseados nas respostas de entrevistas ou questionários aplicados por empresas especializadas, com notas de 1 a 5.
Em caso de insatisfações ou problemas nos serviços, os passageiros podem se comunicar diretamente com a ouvidoria da concessionária ou através de plataformas como o Consumidor.gov.br e o Fala.BR, da Anac. Essa abertura de canais de comunicação visa garantir que as manifestações sejam analisadas e que o desempenho das concessionárias de aeroportos seja monitorado adequadamente, assegurando a qualidade do serviço prestado à população.