A morte do pai de Neymar, ocorrida quando ele tinha apenas sete anos, reflete um dos muitos dramas da população de Altamira, no Pará, que enfrentou uma violenta onda de conflitos, exacerbada pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Nesse contexto, a família de Neymar e outros moradores da região foram forçados a se afastar de suas raízes amazônicas, vivendo em áreas periféricas urbanas. A geógrafa Daniela Silva, tia do jogador, fundou o Projeto Aldeias para ajudar crianças e adolescentes a restabelecerem laços com a cultura ribeirinha e a floresta, buscando a valorização da identidade amazônida e o fortalecimento comunitário como forma de resistência à violência e ao deslocamento forçado.
O Projeto Aldeias inclui diversas iniciativas educacionais, como a Escola da Rua, que promove a cidadania, a educação ambiental e o direito à cidade para crianças em Altamira. Além disso, a importância de se utilizar o fogo de forma consciente e controlada é abordada pelo trabalho de brigadistas locais que, apesar das dificuldades e oposições políticas, atuam na prevenção e controle de incêndios florestais. Esses brigadistas, como Daniel Gutierrez, desempenham um papel crucial na preservação da floresta, educando a população sobre práticas adequadas de manejo do fogo e lutando por uma regulamentação pública que favoreça a proteção ambiental.
Em outra vertente, a educação ambiental na Amazônia também envolve o conhecimento indígena e ribeirinho. Projetos como o Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) em Iranduba, Amazonas, trabalham com jovens e adultos em atividades de conservação ambiental. Além disso, Maria do Carmo Barcelos, conhecida por sua atuação com os povos indígenas Paiter Suruí, promove a integração de saberes tradicionais com o conhecimento científico, especialmente em relação às mudanças climáticas. Esses projetos têm como objetivo preparar as novas gerações para liderar a defesa do meio ambiente, garantindo que a Amazônia continue sendo preservada para as futuras gerações.