Ana Galúcio, estudante de 17 anos do Colégio pH, em Niterói, Rio de Janeiro, obteve a nota máxima em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, alcançando 961,9 pontos. Ela acertou todas as 45 questões da disciplina, superando desafios relacionados ao tempo da prova por meio de muita prática e estudo de provas anteriores. Em entrevista, Ana destacou o apoio de seu coordenador e o incentivo constante dos pais, que sempre a ajudaram a se dedicar aos estudos desde a infância.
Além de sua excelente performance em matemática, Ana também obteve 940 pontos na redação, um desempenho notável considerando que apenas 12 candidatos alcançaram a nota 1000 nessa área. A jovem se preparou intensamente durante o ano, desafiando-se a melhorar seu desempenho a cada simulado, até alcançar a marca de gabaritar a prova pela primeira vez. Sua dedicação ao estudo e o suporte familiar foram cruciais para seu sucesso.
O Enem 2024 teve uma média de 529 pontos em matemática, uma leve queda em comparação com o ano anterior. A pontuação máxima do exame foi de 962 pontos, atingida por Ana. A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além de programas como ProUni e FIES. Estudantes também podem utilizar a pontuação para ingressar em instituições de ensino superior em Portugal, ampliando as opções de acesso ao ensino superior.