A partir desta sexta-feira (10), a Avenida Beira Mar, em Aracaju, sofrerá interdição temporária para a instalação de tapumes necessários ao início das sondagens para a construção do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Nascimento Alves. A medida foi confirmada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Inicialmente, será fechado o corredor de ônibus, mas a ciclovia e a faixa de pedestres permanecerão liberadas para uso. A intervenção faz parte de uma série de obras planejadas para a melhoria da mobilidade urbana na região.
A primeira etapa da obra de reestruturação envolverá o fechamento da pista destinada aos ônibus, com a criação de uma lombada antes da ponte para reduzir a velocidade dos veículos. Após essa fase, a ciclovia e a faixa de pedestres também serão isoladas, como parte do processo de implantação das sondagens e estudos para a obra do viaduto e da ponte. A alteração visa garantir a segurança e a organização do tráfego enquanto as intervenções ocorrem.
O Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Nascimento Alves inclui a construção de um viaduto de 180 metros na interseção das avenidas Tancredo Neves e Beira Mar, além de uma ponte estaiada de 360 metros que ligará a Avenida Tancredo Neves ao Bairro Coroa do Meio. O projeto também contempla a instalação de 2,34 km de ciclovias ao longo das avenidas Tancredo Neves, Beira Mar, Projetada e Delmiro Gouveia, visando promover uma mobilidade mais sustentável e eficiente na região.