O alistamento militar feminino voluntário já está aberto em Santa Catarina, com 274 mulheres inscritas até o dia 9 de janeiro, segundo o Comando da 5ª Região Militar. Essa é a primeira vez que as mulheres têm a oportunidade de se alistar nas Forças Armadas, e as inscrições vão até 30 de junho. As vagas no estado são destinadas à Marinha, com sede em Florianópolis, embora o Ministério da Defesa ainda defina o número exato de oportunidades e locais de serviço.
Em todo o Brasil, serão oferecidas 1.465 vagas para as Forças Armadas, distribuídas entre o Exército, a Aeronáutica e a Marinha. A distribuição das vagas será de 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. Até o começo de janeiro, mais de 7 mil mulheres já haviam se inscrito em diversos estados, com um destaque para o Distrito Federal, que lidera as inscrições.
O serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. As mulheres que forem selecionadas ocuparão funções semelhantes às dos homens, com os mesmos direitos e deveres. O Ministério da Defesa também planeja aumentar progressivamente o número de vagas destinadas às mulheres, com o objetivo de alcançar 20% das vagas totais. As candidatas devem ter 18 anos completos em 2025 e atender aos requisitos estabelecidos no processo seletivo.