O Alibaba anunciou que concordou em vender sua participação majoritária de 78,7% na Sun Art, uma das maiores redes de varejo da China, para a empresa de private equity DCP Capital Partners por 12,298 bilhões de dólares de Hong Kong (cerca de US$ 1,58 bilhão). A transação é vista pelo Alibaba como uma oportunidade estratégica para monetizar ativos que não são essenciais para seus negócios principais, com o objetivo de direcionar os recursos para o desenvolvimento de suas operações centrais e aumentar o retorno aos acionistas.
A venda da participação na Sun Art ocorre após uma aquisição feita pelo Alibaba em 2020, quando a empresa pagou US$ 3,6 bilhões por uma participação majoritária na rede. A decisão de alienar os ativos reflete uma mudança no foco da empresa, que busca aprimorar sua estrutura e melhorar o desempenho de suas áreas prioritárias em um cenário econômico desafiador.
Com a venda, o Alibaba reforça sua estratégia de concentrar esforços em segmentos de maior potencial de crescimento e rentabilidade, além de buscar um melhor alinhamento com as suas prioridades de longo prazo. A transação também marca mais um movimento da gigante chinesa em sua tentativa de redefinir e otimizar suas operações em meio a uma reconfiguração do mercado global e local.