O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o Emir do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani, para discutir as relações bilaterais entre Brasil e Catar, que celebram 50 anos em 2024. Durante o diálogo, foi confirmada a visita do Emir ao Brasil ainda este ano, como retribuição à visita de Lula ao Catar em novembro de 2023, quando participou da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. O presidente também destacou o papel do Catar no apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil.
A Aliança Global, que reúne 82 países, dois grandes blocos regionais, 24 organizações internacionais, nove instituições financeiras e 31 entidades filantrópicas e não governamentais, visa erradicar a fome e a pobreza extrema até 2030. Entre as principais ações previstas estão os “Sprints 2030,” que incluem programas de transferência de renda para 500 milhões de pessoas, ampliação de refeições escolares para mais 150 milhões de crianças e captação de recursos financeiros para implementar iniciativas de grande escala. A governança da Aliança será vinculada ao G20, mas com autonomia e alcance além do grupo.
A primeira cúpula da Aliança será realizada em novembro de 2024, em Doha, paralelamente à Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social da ONU. Até a governança estar totalmente operacional, em 2025, o Brasil oferecerá suporte temporário às funções essenciais da Aliança. Com foco em metas de longo prazo, a iniciativa reforça o compromisso global com a erradicação da fome e a redução da pobreza, buscando articulação entre governos, organizações internacionais e setores privados.