O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (1º), alertas de perigo devido a tempestades e chuvas intensas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. As condições meteorológicas severas estão previstas para durar até a quinta-feira (2), com riscos de danos causados pela forte precipitação e ventos intensos. A expectativa é que as chuvas variem entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de até 100 km/h, e há possibilidade de queda de granizo.
No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as áreas afetadas por tempestades incluem quase todo o estado de Santa Catarina, além de grandes porções do Paraná e Rio Grande do Sul. Também estão sob alerta partes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Nessas regiões, a previsão é de chuvas fortes e ventos intensos, com a possibilidade de granizo, especialmente em áreas mais altas. As autoridades recomendam atenção redobrada devido aos riscos de alagamentos, queda de árvores e destelhamentos.
As regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil também enfrentam alertas de chuvas intensas, abrangendo grande parte dos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, além de áreas do sudoeste do Pará. Nesses locais, a previsão é semelhante, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos fortes que podem causar danos em infraestruturas e áreas urbanas. O Inmet orienta a população a seguir as recomendações para minimizar os impactos dessas condições meteorológicas adversas.