O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, que afetará Goiás e outros 14 estados, abrangendo o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. O aviso é válido para Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Piauí, Maranhão, Tocantins e o Distrito Federal. As precipitações podem atingir entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes de até 100 km/h.
As previsões indicam riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet também alertou sobre a persistência de chuvas fortes em várias dessas regiões, com destaque para o centro e sul de Goiás, além de áreas do Triângulo Mineiro e do sul da Bahia, entre outros locais. A região Nordeste deve sofrer com o aumento de umidade e chuvas locais até sexta-feira, 17 de janeiro.
O Instituto atribui as fortes chuvas à combinação de fenômenos meteorológicos típicos da estação, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esses sistemas favorecem volumes elevados de precipitação, especialmente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, onde as chuvas devem ser mais intensas.