A Airbus busca expandir a presença de sua linha A220 na América Latina, com expectativas de que os primeiros negócios envolvendo o modelo aconteçam em breve, especialmente no Brasil. A aeronave, com capacidade de 100 a 120 passageiros, é vista como uma opção ideal para rotas curtas e médias, complementando as frotas de companhias aéreas na região. Arturo Barreira, presidente da Airbus para a América Latina e Caribe, destaca que o A220 se encaixa bem no perfil das operações brasileiras, considerando o atual cenário de reestruturação das empresas aéreas no país.
Apesar de o mercado brasileiro ainda não ter fechado negócios com a Airbus, há um crescente interesse, com a Latam estudando a inclusão do A220 em sua frota. A concorrência no segmento de jatos de médio alcance é forte, com a Embraer, principal rival da Airbus com sua linha E2, disputando o mesmo espaço. No entanto, Barreira expressa otimismo quanto ao futuro do A220 na região, especialmente com a previsão de um aumento significativo no tráfego aéreo latino-americano nos próximos anos.
A Airbus tem ambiciosos planos para a produção do A220, com a meta de fabricar 14 unidades por mês até 2026, apesar de um ano menos promissor em termos de encomendas. A família A220 tem demonstrado sucesso em mercados mais maduros, como os Estados Unidos e a Europa, e a fabricante espera que esse desempenho se repita na América Latina, que apresenta um potencial de crescimento substancial para os próximos anos. As projeções indicam que o volume de viagens aéreas per capita na região deve aumentar consideravelmente, impulsionando a demanda por aeronaves de menor capacidade.